26/9/2023

Comunicado de imprensa: Younergy rebatiza-se como Youdera

O Grupo Younergy anuncia a venda da divisão suíça de instalação solar, emergindo como Youdera com maior enfoque nos PPA’s solares.

Num importante movimento estratégico, o Grupo Younergy vendeu o seu braço de instalação solar na Suíça ao Grupo Swiss Solar. Esta transição fundamental não só fortalece os principais ativos da empresa, como também abre caminho para a sua mudança de marca para Youdera, dedicada ao avanço dos PPA’s solares no local e a soluções de software inovadoras em toda a Europa.

Mudança de horizontes: Venda e investimento

Ao alienar com sucesso a sua divisão de instalação suíça, uma subsidiária que foi desmembrada em 2021, a Younergy deixou de fornecer diretamente serviços de instalação nos mercados onde opera atualmente. Um destaque importante da transação é o facto de uma parte das receitas ter sido reinvestida no Swiss Solar Group. O Presidente Rainer Isenrich afirma: "Esta transação permite-nos reforçar a nossa base financeira e, ao mesmo tempo, apoiar uma futura colaboração com o Swiss Solar Group, refletindo a nossa visão a longo prazo e o nosso compromisso para com o setor solar na Suíça".

Apresentação da Youdera

À medida que a Younergy se transforma em Youdera, o CEO Pedro Miranda sublinha o significado desta evolução, afirmando: "A mudança para Youdera representa mais do que apenas uma mudança de nome; engloba a essência do nosso software proprietário, que temos vindo a desenvolver desde 2016. Este software é fundamental para a nossa capacidade de originar, operar e deter eficientemente Recursos Energéticos Distribuídos (DER’s), um componente fundamental na transição energética mundial. Ao adotar a Youdera como a nossa marca de grupo, reafirmamos o nosso compromisso com o avanço da energia solar distribuída. Estamos agora numa posição ideal para tirar partido da nossa tecnologia líder, expandir as nossas ofertas de energia solar como serviço e alargar a nossa presença por toda a Europa".

Sobre a Youdera

Fundada em 2015 e sediada no centro da EPFL em Lausanne, a Youdera, anteriormente conhecida como Younergy, foi pioneira na solução solar como serviço para clientes residenciais na Suíça. Especializada em PPA’s solares, a empresa aumentou a sua presença na Suíça e estendeu-se a Espanha, Portugal e Alemanha. O sucesso da Youdera deve-se ao seu software personalizado, que simplifica a gestão dos ativos solares fotovoltaicos desde o início até à operação e ao financiamento. Ao oferecer soluções especializadas nos setores residencial, comercial e industrial, e através de parcerias selecionadas, a Youdera procura acelerar a adoção de energias renováveis, assegurando um futuro mais brilhante e sustentável para todos.